- Nutrição Esportiva, Saúde e Bem Estar

O que são enzimas digestivas e como atuam no nosso organismo?

Nas últimas décadas, a busca por uma vida mais saudável tem aumentado entre os brasileiros das mais diversas faixas etárias. Consumir produtos mais nutritivos, praticar exercícios físicos regularmente, além de ingerir suplementos alimentares já se tornaram hábitos na rotina de quem preza pela qualidade de vida.

E com essa mudança de comportamento, surgem no nosso dia a dia, expressões que que nunca vimos ou ouvimos falar, como as enzimas digestivas, por exemplo.

Se quer entender melhor o que elas são e como atuam no nosso organismo, preparamos esse post para você tirar todas as suas dúvidas.

MAS AFINAL, O QUE SÃO ENZIMAS?

Elas são substâncias que aceleram as reações químicas sem serem destruídas ou alteradas durante o processo, além de serem extremamente eficientes e poderem ser utilizadas repetidas vezes. São essenciais para a vida e servem uma grande variedade de funções importantes no corpo, tais como auxiliar a digestão e o metabolismo.

No caso das enzimas digestivas, sabemos que elas se dividem em diferentes grupos e podem ser encontradas desde a sua saliva até o seu intestino. Além disso, são responsáveis pela digestão de todos os alimentos ingeridos.

TIPOS DE ENZIMAS DIGESTIVAS

Para você conhecer um pouco mais sobre as enzimas digestivas conheça todos os seus tipos:

Amilase ou Ptialina: ela auxilia na digestão de glicogênio e de amido. Pode ser encontrada na própria saliva e auxilia na decomposição de carboidratos.

Bromelina e papaína: Sua função é decompor as proteínas em peptonas menores por meio de hidrólise. Essas enzimas estão muito presentes em suplementos voltados para pessoas que consomem muitos alimentos protéicos para ganho de massa magra.

Lipase: Ela auxilia na transformação de lipídeos, oferece suporte à catalisação e reações químicas.

Protease: Ela é fundamental para aqueles que são adeptos de uma alimentação para ganho de massa magra. Ela auxilia na digestão e quebra das ligações peptídicas de aminoácidos contidos nas proteínas. Esse processo de digestão é finalizado pelas enzimas digestivas proteolíticas e pela Lipase.

Lactase: Ela auxilia na digestão da lactose e da galactose.

Maltase: Auxilia na digestão da maltose. Esse suplemento é muito utilizado por praticantes de treinos intensos e que consomem suplementos para fornecimento de energia extra para manter o condicionamento físico.

E COMO POSSO ADQUIRIR ENZIMAS?

Bom, você pode adquirir enzimas por meio de produtos naturais, como as frutas por exemplo. Consumir mamão, abacaxi e kiwi também pode se tornar um bom método para maiores quantidades de enzimas digestivas.

Porém, você também pode encontrá-las em suplementos de origem vegetal vindo de produtos naturais vendidas em cápsula ou em pó.

Isso mesmo! Na loja virtual do Barbozão, você encontra enzimas em cápsulas, confira:

BLEND ENZIMAS FF

Foi desenvolvido pensando no auxílio do suco gástrico, que tem papel importante na digestão de proteínas, gorduras e carboidratos.

Além disso, é eficaz para quem sobre com problemas relacionados a problema de intolerância a Lactose e também melhora a os problemas relacionados a refluxo e mal estar após a alimentação.

 

ENZIMAS DIGESTIVAS

Sua função é auxiliar no processo de digestão de proteínas, gorduras e também de lactose, sendo dessa maneira, importante na quebra de macro em micronutrientes, facilitando a absorção destes.

Gostou? Então que tal adquirir?

Acesse nossa loja virtual e encontre tudo que precisa para uma vida saudável! Continue acompanhando nosso blog, pois trazemos assuntos bem interessantes por aqui!

Leia mais: Conheça tudo sobre a Farmácia Barbozão!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *