Entenda a função dos diuréticos
Você provavelmente já ouviu falar deles, os diuréticos. Mas existem grandes chances de você não ter a mínima noção da sua função no nosso organismo. Sabe quando estamos inchados, ou retendo líquido, por algum motivo? Então, é aí que eles entram, e em função de muitos outros tratamentos também, principalmente contra hipertensão e insuficiência renal.
Isso porque os diuréticos são substâncias que contribuem com a eliminação da água e sal do corpo, podendo ser encontradas em comidas, ervas e em medicamentos também. Na verdade, eles podem ser qualquer substância que influencie na eliminação do líquido por meio da urina. Esse processo é chamado de diurese e reduz o inchaço causado pela retenção.
Para saber mais sobre os tipos de diuréticos, continue lendo esse texto.
Alimentos diuréticos
Existem diversos tipos de alimentos diuréticos no mercado, e o mais famoso deles é a melancia, por conter 99% de água na sua composição. Eles são responsáveis por reduzir a quantidade total de líquidos do organismo e por isso, também contribuem com a perda de peso.
Mesmo assim, é importante estabelecer que os diuréticos não são responsáveis pelo emagrecimento, que consiste na perda de tecido adiposo e gordura corporal, e sim, pela perda de peso devida a retenção de líquido.
Mas tendo uma hidratação adequada e um consumo de alimentos diuréticos, é possível que isso seja refletido na hora de se pesar. Pois o processo irá reduzir o inchaço, e consequentemente, as medidas, melhorando até as suas celulites.
Além da melancia, os principais alimentos diuréticos são: abacaxi, abobrinha, alface, chuchu, melão, pepino e salsão. O principal composto deles é a água e eles contribuem no aumento da sua ida ao banheiro para urinar.
Mesmo assim, a água continua sendo o maior diurético disponível, e a sua variação, a água de coco, também.
Medicamentos diuréticos
Nesse quesito, nós estamos falando de medicamentos que atuam na atividade dos rins, com interferência no processo de filtração e reabsorção de água e sais, o que aumenta a quantidade de urina produzida pelo seu corpo.
Esse processo amplificado pelos diuréticos, o aumento da urina, contribui para que o seu organismo elimine o sódio, que é um dos grandes responsáveis pelos casos de hipertensão, insuficiência cardíaca e renal.
Com esse processo, o seu corpo terá menos água para reabsorver e por isso, esses medicamentos são os mais indicados para a diminuição da retenção de líquidos. Mas nem todos são iguais, na verdade, existem diversos tipos de diuréticos e que atuam de diferentes maneiras no seu corpo.
Por exemplo, há tipos de diuréticos que agem em diferentes regiões dos rins, para facilitar a excreção de sais mais específicos, e que pode favorecer um em desfavorecer o outro. O ácido úrico é um desses.
Ele não é eliminado pela maioria dos diuréticos e pode ficar acumulando no seu organismo, causando problemas como artrite, gota e outras inflamações das articulações. Esse é um dos efeitos colaterais entre o uso dos diuréticos, além da perda de potássio, tontura, desidratação e diminuição do volume sanguíneo.
Para encontrar os principais medicamentos diuréticos, visite a Barbozão