Saiba quando e como usar uma pomada cicatrizante
Pode ser que você já tenha utilizado ou ainda vá utilizar, o fato é que a pomada para cicatrização é super comum e eficaz no tratamento de feridas e cicatrizes. Lembre-se que nenhum medicamento deve ser utilizado sem a indicação ou acompanhamento de um especialista, isso é muito importante pois algumas pomadas não são indicadas para determinados ferimentos, o que pode piorar a cicatrização.
Pensando nisso, preparamos um texto recheado de informações para te auxiliar durante o uso de uma pomada cicatrizante. Afinal, todo mundo irá usar uma no decorrer da vida, independente do motivo. Por isso, acompanhe o artigo e fique super informado sobre este medicamento. Confira!
O que é uma pomada cicatrizante?
Basicamente, uma pomada cicatrizante acelera o processo de cicatrização de feridas ou cortes, isso acontece devido suas substâncias anti-inflamatórias e antimicrobianas — o que depende de cada pomada.
Elas são indicadas para diversos ferimentos que podem ir de queimaduras e machucados ocasionados por queda até na cicatrização de piercings, por exemplo. Isso pode mudar de acordo com as substâncias contidas na pomada, mas geralmente elas são compostas por agentes cicatrizantes que atuam diretamente na pele a ser tratada.
Para quê elas são indicadas?
Elas podem ser indicadas para diversos problemas na pele, como:
- Prevenção de cicatrizes escuras, deixando a pele com a aparência natural e ideal;
- Auxilia na rápida cicatrização de feridas ou até mesmo de cicatrizes ocasionadas por cirurgias;
- Previne o surgimento de quelóides, as quais são comuns surgirem durante a cicatrização de piercings;
- Previne também a cicatriz elevada, aquela que fica bem aparente quando não tratada;
- Auxilia na diminuição da dor, da vermelhidão e da coceira local;
- Inicia o processo de cicatrização em casos específicos, o qual auxilia o organismo a substituir o tecido danificado por um novo, ocasionando a renovação celular;
- Muitas também possuem ação hidratante, o que pode ser indicada até mesmo para cicatrização de tatuagens.
Elas podem ser indicadas para outros inúmeros problemas de pele, por isso há a necessidade de acompanhamento médico.
Como usar uma pomada cicatrizante?
Isso irá depender muito do tipo de ferida ou cicatriz a ser tratada e também na composição da pomada para cicatrização. Porém, de forma geral, elas são aplicadas diretamente na pele, ou seja, queimaduras por exemplo é recomendado a aplicação de uma camada fina de pomada.
O importante é não exagerar na quantidade e não manter a pomada por longos períodos, afinal a pele também precisa respirar para assim se recuperar facilmente.
Algumas advertências
Como todo medicamento a pomada para cicatrização também há alguns cuidados a serem tomados durante o uso:
- Não aplicar de forma alguma nas mucosas ou na região dos olhos;
- O medicamento deve ser armazenado em lugar adequado e nunca ser utilizado após o período de validade;
- Em caso de alergias, independente da pomada a ser utilizada, deve-se interromper o uso e procurar auxílio médico;
- Utilizar somente durante o período de tratamento.
A pomada cicatrizante é um medicamento super seguro, porém sempre observe a qualidade e para quê ela é indicada. Essas informações estarão na embalagem.
Conheça nossos produtos em nosso site, inclusive o Remédio para circulação, que oferece auxílio para uma circulação sanguínea ideal. Confira!