5 dúvidas comuns sobre o consumo de suplementos
Nada como cuidar da saúde, não é mesmo? Praticar atividades físicas e contar com uma alimentação balanceada é muito importante para que o nosso corpo ganhe todos os benefícios possíveis e não só os estéticos, mas na prevenção de doenças também. Hoje em dia está cada vez mais comum que pessoas consumam suplementação para ajudar em todo o processo de perda de peso e ganho de massa muscular.
Pensando nisso, separamos as dúvidas mais comuns sobre o consumo de suplementos para que você possa fazer isso da maneira correta. Confira!
Quem pode utilizar suplementos?
Qualquer pessoa pode utilizar suplementação, mas é claro que todas precisam de uma supervisão de um profissional da área. Sendo assim, a suplementação deve ser utilizada por pessoas que não conseguem alcançar a quantidade correta de nutrientes e macronutrientes em uma dieta comum.
Com a proteína, por exemplo, se a pessoa não consegue o ganho desse aporte de maneira natural e não consegue fazer um lanche proteico entre as refeições, significa que esse consumo natural não está se encaixando a sua rotina, podendo buscar a ajuda de um suplemento.
Quando posso começar a utilizar suplementos?
Eles são mais indicados para aquelas pessoas que já estão mais adaptadas a uma alimentação saudável, isso porque ela é o fator principal no alcance dos objetivos. Tanto o whey protein quanto os termogênicos não são indicados em um primeiro momento. Se a sua dieta está sendo feita corretamente e os objetivos não são alcançados mesmo assim, significa que é o momento de usar os suplementos como um potencializador de resultados. Em um mês é capaz do quadro ser avaliado.
Qual suplemento tomar?
Para emagrecimento: se o objetivo é emagrecer, os mais populares são os termogênicos. Eles atuam aumentando a oxidação de gordura. A cafeína é o seu composto mais comum, mas o extrato de pimento, o chá-verde e outras ervas também são usados para a finalidade. Cada um desses componentes age de uma maneira diferente no organismo.
Para ganho de massa muscular: em casos como esse o mais indicado é o whey protein. Ele é um suplemento derivado da proteína do leite e é responsável por aumentar a quantidade de aminoácidos no corpo que faz com que a síntese muscular e a hipertrofia sejam facilitadas. Você pode encontrá-lo em três categorias: whey concentrado, whey isolado e whey hidrolisado.
Posso consumir suplementos sem fazer academia?
Em casos como esse é bem possível que você ganhe gordura. Mas se você estiver pensando na suplementação como o caminho para o ganho de músculos, o essencial é que se faça atividades físicas.
Muitas pessoas tomam suplementos de maneira indiscriminada. Com o whey, por exemplo, muitos pensam que só por ser uma proteína, ganharão músculos. Mas não é assim, quem toma pode engordar por causa do excesso de suplemento, caso o seu corpo não precise dessa proteína no momento.
Suplementos e bebidas alcoólicas combinam?
Não combinam. O intestino precisa estar íntegro para que haja absorção de vitaminas, nutrientes e proteínas. O álcool é um dos elementos responsáveis por alterar a permeabilidade intestinal. E quando há essa interferência na impermeabilidade, no longo prazo a absorção de tudo o que é necessário será mais difícil.
Agora que você já tirou suas dúvidas sobre o consumo de suplementos alimentares, se consulte com um profissional e adquira a sua suplementação aqui na Barbozão, sua loja de suplementos.