8 benefícios da maca peruana para o organismo

8 benefícios da maca peruana para o organismo

Você já ouviu falar em maca peruana? Ela é um tubérculo que lembra bastante um rabanete e é originária da região da Cordilheira dos Andes. A maca peruana ficou muito conhecida no mundo todo graças ao seu grande poder de aumentar a fertilidade e a libido. Sendo assim, recebeu o apelido de “viagra dos incas”. Interessante, não?

Alguns estudos indicam que ela já era cultivada há mais de 2 mil anos pelos incas. A maca peruana é fonte de vitaminas e minerais muito importantes para o nosso corpo, além de possuir proteínas e carboidratos. Já foi comprovado em diversas pesquisas que o alimento é capaz de proporcionar diversos benefícios. Pensando nisso, separamos os 8 benefícios da maca peruana para o organismo.

Controla a diabetes

A maca peruana tem o poder de diminuir a absorção de glicose no organismo, isso ocorre graças à grande quantidade de fibras que ela contém. Fora que consumi-la regularmente faz com que a ação de uma enzima que age no processo da digestão seja inibida, reduzindo a inflamação que se associa a doenças crônicas, como diabetes tipo 2. Desse modo, ela evita que a insulina seja liberada em nosso organismo em grandes quantidades, o que aumenta o controle de diabetes.

Emagrece

Muitas pessoas desejam perder peso e a maca peruana pode ajudar bastante nesse processo. Ela fornece carboidratos complexos e fibras, contribuindo para que a pessoa sinta-se mais saciada. Reduzindo o apetite, o consumo de alimentos durante as refeições é diminuído. E melhor ainda, as fibras ajudam o intestino a funcionar melhor, evitando desconfortos e inchaços abdominais.

Sintomas da menopausa são diminuídos

Quando as mulheres entram na menopausa, o período em que a menstruação acabará de maneira permanente e com diversas alterações do humor, podem vir com muitos sintomas desagradáveis. Isso acontece pelo fato de que há uma queda natural do estrogênio nesse período. Sendo assim, é bastante comum sentir as ondas de calor, alterações do humor, irritabilidade, secura vaginal e problemas de sono. A maca peruana alivia todos esses sintomas porque equilibra os níveis hormonais, interferindo também no metabolismo ósseo, o que inibe a desmineralização.

Diminui as chances de câncer

Os radicais livres são capazes de danificar as células do corpo, o que causa o câncer. A maca peruana ajuda no combate a esses radicais livres. Isso acontece porque o tubérculo conta com propriedades antioxidantes, como, por exemplo, as antocianinas, que dão uma coloração escura à raiz. Essas substâncias têm o poder de ajudar na proteção contra o câncer, problemas cardíacos, afastar a inflamação do corpo e outras doenças crônicas.

Melhora do humor

Consumir maca peruana faz com que a ansiedade e os sintomas de depressão sejam reduzidos, principalmente nas mulheres na menopausa, como mencionamos anteriormente. Isso acontece pelo fato do alimento contar com compostos vegetais que chamamos de flavonoides. Eles causam mais ânimo e disposição.

Boa para o coração

A maca peruana é uma boa amiga do coração. Consumir o tubérculo de maneira regular faz com que o colesterol ruim (LDL) seja controlado, aumentando as taxas do bom colesterol, além da diminuição da hipertensão e tendo o efeito vasodilatador. Isso ocorre graças à presença do ômega 3.

O desempenho esportivo é melhorado

Consumir maca peruana dá mais energia à pessoa, aumentando o desempenho de atletas e qualquer outra pessoa que pratique atividades esportivas. Consumir o tubérculo após os exercícios físicos contribui para que não haja dores e fadiga muscular, isso ocorre pois ele diminui a quantidade de ácido malônico e ácido lático no organismo.

Aumenta a imunidade

A maca peruana dá energia e fortalece o nosso corpo. Além de ainda melhorar a resistência e combater a fadiga. Isso acontece porque o alimento é capaz de aumentar os níveis de antioxidantes importantes do organismo, como o superóxido dismutase e a glutationa. A maca peruana também é rica em vitaminas do complexo B, vitamina C, magnésio e zinco que conseguem proporcionar um maior equilíbrio imunológico no corpo.

Agora que você conhece os benefícios desse maravilhoso tubérculo para a saúde de seu corpo, adquira já a sua maca peruana em cápsulas aqui na Barbozão. Confira!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *