Como evitar dores no joelho

Como evitar dores no joelho

Que atire a primeira pedra quem nunca sentiu aquela dorzinha no joelho depois de um treino!

Esse incômodo que pode provocar desânimo e susto em muitos marombas por aí, afinal, além de gerar desconforto ela também impede que você treine o seu máximo. 

Se pensa que as dores só aparecem  em quem treina pesado está bem enganado. Afinal as dores no joelho aparecem em qualquer pessoa que pratica atividades físicas, seja  iniciante ou atleta.

E, saiba que as causas mais comuns são: falta de alongamento adequado, desequilíbrio muscular, excessos realizados no treino causando alto impacto ou sobrecarga nos joelhos, posturas incorretas ou, até mesmo, doenças que se manifestam com o esforço das articulações. Além disso, vale estar ciente que as lesões podem ser nos ligamentos, na cartilagem, no tendão e até no osso. 

O que causa a dor no joelho?

O joelho é composto por duas articulações: a articulação tibiofemoral, entre o fêmur (osso da coxa) e a tíbia (osso da canela) e a articulação patelofemoral, entre o fêmur e a patela (rótula). 

Os músculos estabilizadores do joelho, contraintuitivamente, estão nos quadris e, quando esses músculos estão fracos ou desequilibrados, eles não conseguem manter o joelho devidamente alinhado.

  • Fazer os alongamentos adequados para cada tipo de exercício, antes e depois de sua realização;
  • Corrigir posturas inadequadas, por exemplo, durante agachamentos e levantamento de cargas;
  •  Praticar exercícios de musculação específicos para fortalecer os músculos que sustentam os joelhos;
  • Não exagerar! Conheça seus limites e respeite seu ritmo para uma evolução gradual;
  • Use o calçado adequado para a sua pisada e o tipo de atividade física que pratica;
  • Não use aparelhos protetores de joelho sem indicação médica.

Saiba que com algumas atitudes você pode reduzir o risco de ter dores no joelho. Confira:

Mantenha seu peso sob controle.

Você sabia que a cada meio quilo que pesamos a mais teremos quase 2,5kg de pressão nos joelhos? Isso mesmo! Sendo assim, perder peso pode ser um grande passo para te auxiliar.

Aquecimento antes dos exercícios

Nada de chegar e já começar a fazer os exercícios para ter um bom resultado, você precisará sempre estar aquecido.  Aqui em nosso blog temos dicas de alongamento, clique no link e confira (colocar o link).

Repouso após os exercícios.

Para esfriar o corpo é necessário reduzir de forma gradual o nível de intensidade dos exercícios aeróbicos que for realizar. Vá desacelerando até que sua respiração e sua frequência cardíaca tenham voltado ao normal. Da mesma forma é ideal que você descanse após o treino para que o organismo possa ficar recuperado.

Fortaleça os músculos que estão em volta do joelho.

O foco deve ser no quadril e nos músculos isquiotibiais (localizados na parte posterior da coxa, que permitem dobrar o joelho e estender o quadril). Realizando exercícios entre uma e três séries de 8 a 10 repetições por grupo muscular. O tipo de exercício não é mais importante caso você exercite seus músculos de maneira regular.

E aí gostou? Em nosso site você encontra os melhores suplementos esportivos para potencializar o seu treino! 

Acesse e confira 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *