Entenda tudo sobre nutrição esportiva

Entenda tudo sobre nutrição esportiva

Entre todas as áreas da nutrição que existem, a esportiva é aquela que mais vem ganhando visibilidade nos últimos anos. Como o seu próprio nome já indica, nada mais é do que a associação da alimentação junto com a prática do esporte. Mais do que isso, se trata da ciência que aplica todos os conhecimentos sobre nutrientes ao desempenho físico do paciente. Aqui, não se orienta apenas a busca por resultados, no caso de atletas, mas também a promoção da saúde e ainda a melhora da performance quando falamos em praticantes amadores.

Os profissionais atuam com o objetivo de aprimorar cada vez mais o desempenho em uma atividade específica, além de promover a melhor recuperação do organismo. Mas é importante ressaltar que a nutrição esportiva conta com um universo bastante amplo e que não é tão simples observá-lo em toda a sua totalidade.

Pensando nisso, nós da Barbozão vamos falar tudo sobre nutrição esportiva para você entender mais sobre esse universo. Confira!

Nutrição esportiva: o que é?

Explicando de uma forma simples, podemos afirmar que a nutrição esportiva nada mais é do que a área que estuda a relação entre a alimentação e a prática do esporte. Aqui, pode ser por atletas profissionais e amadores ou praticantes de qualquer tipo de atividade física. Essa área se trata da aplicação dos conhecimentos de nutrição, bioquímica e fisiologia na prática de exercícios. Isso é realizado com o objetivo de melhorar o desempenho do paciente, além de otimizar a recuperação pós-exercício e também em promover a saúde.

Uma das coisas mais interessantes é que com a influência dos nutrientes no desempenho do organismo da pessoa, é possível que se busque resultados melhores com uma mudança na alimentação. Saiba que as principais metas costumam ser a perda de gordura e também o ganho de massa magra, as duas coisas estão diretamente relacionadas à nutrição. Fora isso, o esforço físico excessivo pode facilmente provocar alterações fisiológicas e um desgaste nutricional no paciente. E é por isso que é necessário que se faça a correta compensação por meio da alimentação.

O que um nutricionista esportivo faz?

O nutricionista esportivo deve avaliar, além do estilo de vida da pessoa e os seus hábitos alimentares, a preparação psicológica e física. Temos que ressaltar que a sua atuação, que antes era mais restrita no meio dos esportes de alto rendimento, hoje em dia, se estende ao universo das academias e outros ambientes esportivos.

O mais interessante é que o nutricionista pode facilmente trabalhar em clubes, academias, em consultórios, pode fazer atendimento domiciliar e personalizado e muitos outros. Quando falamos em atletas profissionais, como competidores e jogadores, é bem provável que ele faça parte de uma equipe.

Nas consultas é avaliado o histórico do paciente, assim como os seus hábitos e com isso, é criado um plano alimentar específico.

Aqui na Barbozão você encontra as melhores opções de remédios para nutrição esportiva, suplementos fitness e muito mais para melhorar o seu desempenho nos treinos e a sua saúde. Venha conferir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *