Saiba como cuidar da saúde da mulher

Saiba como cuidar da saúde da mulher

Uma coisa que poucas pessoas sabem é que os cuidados com a saúde da mulher só começaram a ser inseridos nas políticas nacionais de saúde nas primeiras décadas do século XX. Antes disso, essa temática era restrita praticamente às questões que estavam ligadas à gestação e aos partos.

Mas foi em meados dos anos 1950 que outras medidas começaram a ganhar uma nova proporção, como o combate à desnutrição e também os cuidados quando falamos em planejamento familiar. No final da década de 1970, o que cresceu bastante foi a assistência materno-infantil, com atenção maior aos cuidados no período de antes da concepção do bebê e também pelo bem-estar da mãe.

Nos anos seguintes, novas diretrizes para grupos vulneráveis foram adotadas, junto com o atendimento e outras exigências sobre os direitos reprodutivos e sexuais, por exemplo. Hoje em dia, existem muitos planos e instruções mais claras para rastrear muitas doenças, como o câncer de mama ou o câncer de colo do útero, além de outras boas práticas para a mulher contar com uma maior liberdade de escolha e autonomia quando falamos sobre o seu próprio corpo.

Pensando nisso, vamos lhe mostrar como cuidar da saúde da mulher. Confira!

Conte com uma alimentação saudável

Mesmo que seja uma recomendação para todas as pessoas, contar com uma alimentação saudável é muito importante para a saúde feminina. Como as mulheres contam com uma maior tendência para o acúmulo de gordura em algumas partes do corpo, o cuidado com a alimentação no dia a dia faz toda a diferença na hora de controlar os níveis relevantes, como os números que se referem ao colesterol. Aqui, não se trata de fazer dietas restritivas, mas sim de contar com uma nutrição adequada.

Busque praticar atividades físicas

Outra coisa muito importante quando falamos em cuidar do seu bem-estar físico é a prática de atividades físicas. Sendo assim, praticar exercícios físicos é uma grande medida. Saiba que não é necessário viver dentro de uma academia, mas a recomendação da OMS é que a prática diária seja de pelo menos 30 minutos de uma atividade moderada, cinco vezes na semana. Desse modo, você consegue fugir do sedentarismo, deixando assim o seu corpo mais saudável.

Procure realizar exames de maneira periódica

Contar com um check-up é mais do que importante para que doenças sejam diagnosticadas de maneira precoce e com isso, receber as orientações corretas. Pelo menos uma vez por ano é necessário que se realize exames importantes, como Papanicolau e mamografia. A frequência pode até ser menor, dependendo da idade da mulher, do histórico da família e de outros fatores de risco. Por isso, sempre converse com um profissional.

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