5 benefícios dos exercícios físicos para a saúde

5 benefícios dos exercícios físicos para a saúde

Você sabe qual é a importância de manter a prática regular de exercícios físicos? Isso envolve muito mais do que só a parte estética. Sendo que ela contribui bastante com o nosso bem-estar físico, mental, bom funcionamento da circulação sanguínea, do funcionamento do coração, dos hormônios e da respiração.

Mesmo que a gente saiba disso, nem sempre conseguimos nos manter motivados para que a gente mantenha uma prática regular de exercícios físicos. Pensando nisso, separamos aqui 5 benefícios que mostram a importância da prática de exercícios físicos para a nossa saúde.

Fortalecimento do sistema cardiovascular

Quando praticamos exercícios físicos regularmente, o nosso coração trabalha de uma maneira bem mais eficiente, além de não precisar de tanto esforço para isso. Fora isso, os vasos e artérias ficam bem mais flexíveis, permitindo assim que o nosso sangue tenha um melhor fluxo por todos os nossos tecidos do corpo. Toda essa atividade faz com que os riscos de doenças cardiovasculares sejam reduzidos, garantindo uma melhora significativa em nossa saúde do corpo.

Fortalecimento da memória

Praticar exercícios físicos regularmente faz com que ganhemos uma melhora em nossa capacidade cognitiva, isso acontece quando estimulamos o desenvolvimento de novas células, mantendo assim a integridade do nosso sistema cardiovascular. Isso ajuda na proteção do cérebro, preservando as habilidades de pensamento e a memória.

Evita doenças crônicas

Pessoas que praticam exercícios físicos de maneira regular apresentam uma melhora significativa dos níveis de HDL (o colesterol bom), além de controlar a taxa de açúcar no sangue, evitando que haja aumento da pressão sanguínea. Desse modo, conseguimos reduzir uma quantidade muito grande de doenças crônicas, além de minimizar sintomas do quadro, caso alguma dessas doenças já tenha se desenvolvido.

Melhora a nossa saúde mental

Enquanto estamos praticando exercícios físicos, nosso corpo está liberando endorfina, essa é uma substância que dá a sensação de felicidade e bem-estar. Ajuda a aumentar o nosso humor naturalmente, contribuindo assim para a melhora da nossa saúde mental e emocional. Desse modo, doenças emocionais, como ansiedade, estresse e depressão podem ser evitadas com a prática regular de exercícios físicos.

Tem a capacidade de controlar o nosso peso corporal

Você sabia que o excesso de peso é um dos principais fatores de risco para a nossa saúde? Isso faz com que muitas doenças possam aparecer. É muito mais fácil manter o peso ideal e garantir uma longevidade mais saudável sem risco de doenças quando praticamos exercícios físicos regularmente, isso porque eles promovem a queima de gordura do nosso corpo, além de acelerar o metabolismo e aumentar a massa muscular.

Conhecendo todos os benefícios da prática regular de exercícios físicos, que tal começar o quanto mais cedo possível? Escolha o esporte que mais lhe satisfaz, seja uma simples caminhada, até um futebol com os amigos, tênis, corrida, bike, musculação e muitos outros. O mais importante é começar.

Viu como praticar exercícios físicos é importante para a sua saúde? Saiba que aqui na Barbozão você encontra os melhores medicamentos e suplementos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *