Cálcio para os ossos: entenda quando é importante tomar suplemento

Cálcio para os ossos: entenda quando é importante tomar suplemento

O desgaste dos ossos é bastante comum durante a velhice, isso se dá pela perda de vitaminas e minerais importantes para a manutenção da saúde óssea. O que pode ocasionar diversas doenças e rigidez, impedindo, em alguns casos, a movimentação do corpo de forma correta. 

Porém, existem formas de tornar os ossos mais fortes através de uma boa alimentação e, também, através da suplementação com cálcio. Lembramos que antes de iniciar qualquer consumo de medicamento é necessário sempre consultar um especialista, tá bom?

A suplementação com cálcio para os ossos é super indicada para pessoas idosas ou pessoas com deficiência na produção de tal nutriente. Por isso, a necessidade de manter os exames sempre em dia, viu?!

Sendo assim, separamos algumas informações bem relevantes para quem tem dúvida sobre o consumo de vitamina para os ossos. Vamos ver como isso funciona no organismo?! Confira!

O que é o cálcio?

O cálcio é um mineral que exerce funções essenciais para o bom funcionamento do organismo, como a coagulação sanguínea, a contração dos músculos, a divisão celular e a secreção de hormônios. Além disso, ele é o mineral que mais está presente na estrutura óssea, sendo um dos mais encontrados no corpo humano.

A diminuição de cálcio no corpo, essencialmente nos ossos, pode ocasionar osteoporose, que é quando os ossos perdem grande parte da massa e tornam-se frágeis e rígidos, o que aumenta o risco de fraturas. 

Quando começar a suplementação de cálcio?

Isso quem irá definir será sempre um médico, pois só o profissional é capaz de identificar o problema individual de cada um. Porém, a suplementação pode ser indicada para mulheres acima de 65 anos e homens acima de 70 anos. No caso das mulheres, questões hormonais da menopausa devem ser levadas em conta, já que pode haver disfunções e aumentar o risco de doenças ósseas. 

Portanto, a ingestão de vitamina para os ossos não é algo obrigatório, porém é algo importante para manter a saúde física. Lembramos que a suplementação sempre deve ser acompanhada por uma alimentação adequada e por atividade físicas frequentes. 

Alimentos ricos em cálcio

Seguir uma alimentação equilibrada é o primeiro passo para a recuperação de cálcio, alguns alimentos são ricos nesse mineral e são super indicados. Tais como:

  • Leite e seus derivados, como queijos e iogurtes;
  • Verduras, como rúcula, espinafre, couve e brócolis;
  • Ovos;
  • Peixes de água salgada e água doce;
  • Aveia;
  • Grão de bico e semente de gergelim;
  • Nozes e amêndoas;
  • Tofu. 

Insira esses alimentos em suas refeições diárias. Quando unidos com a suplementação adequada, os níveis de cálcio no corpo podem se tornar satisfatórios contribuindo com o seu bem-estar e com a qualidade de vida. 

Como perceber a falta de cálcio no organismo?

Alguns sintomas podem apontar para a falta de cálcio, por isso, deve-se ficar atento nos seguintes aspectos:

  • Pele seca e escamosa, podendo causar irritação;
  • Unhas quebradiças;
  • Pelos e cabelos ásperos;
  • Cãibras musculares com frequência, especialmente nas costas e pernas;
  • Constipação intestinal;
  • Aumento repentino de peso;
  • Hipertensão arterial. 

Sempre que identificar algum desses sintomas, procure um médico para verificar os níveis de cálcio no organismo. Para viver bem e melhor é preciso ficar atento aos sinais do corpo. A suplementação de cálcio para os ossos é bem importante e deve ser sempre feita com atenção. De qualquer forma, a mudança de hábitos é um bom ponto de partida. 

Entre em nosso site e conheça nossos diversos suplementos que podem ser um grande aliado para a sua saúde! Se ainda ficou com dúvidas, é só entrar em contato com a gente, tá bom?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *