Vitamina para os ossos: saiba quais são as essenciais

Vitamina para os ossos: saiba quais são as essenciais

É muito comum que, com o passar dos anos, os ossos fiquem mais fracos, principalmente na velhice. Isso se acentua se o indivíduo levou uma vida sedentária com maus hábitos durante a vida toda. Os ossos se enfraquecem, principalmente, pela perda de algumas vitaminas, que por vezes não são repostas de maneira ideal. 

Os ossos frágeis podem trazer diversos problemas de saúde e locomoção, assim como rigidez. Portanto, é de extrema importância repor essas vitaminas no organismo para que os ossos continuem saudáveis. 

Mas, você sabe quais são essas vitaminas tão importantes para os ossos? E como recuperá-las? É isso que iremos tratar neste texto. Continue a leitura e confira as informações! 

As vitaminas mais importantes para os ossos

Algumas vitaminas são essenciais para a saúde óssea. Veja:

Vitamina K

É uma grande aliada contra a osteoporose, doença caracterizada pela perda da massa óssea, deixando os ossos frágeis e propensos à quebra. A vitamina K é responsável por auxiliar na fixação das proteínas no organismo, oferecendo maior proteção. 

Vitamina D

Auxilia na manutenção da densidade óssea, assim como no desenvolvimento dos ossos. É uma vitamina fundamental para a homeostase do cálcio e do fósforo. Ou seja, para manter as taxas de fósforo e cálcio ideais no organismo. 

Vitamina A

A Vitamina A é super importante para o bom desenvolvimento ósseo. É ela quem protege os ossos para um desenvolvimento saudável.

Minerais

Os minerais fazem com que os ossos fiquem mais fortes e firmes, evitando a rigidez e contribuindo com a manutenção celular. 

Essas são as principais vitaminas que devemos consumir para uma boa saúde do esqueleto. Elas podem ser facilmente encontradas em inúmeros alimentos, que devem ser incluídos na alimentação diária. Ah, não podemos deixar de citar que praticar atividades físicas aliado com um remédio para os ossos também é fundamental para ficar mais saudável. Porém, antes da ingestão de qualquer medicamento, sempre procure um profissional. 

Quais alimentos consumir?

Lembre-se que sempre é um conjunto de alimentos que farão a produção de vitaminas aumentar ou regularizar. São alguns deles:

Leites e derivados

O leite de vaca, queijo, iogurte, entre outros derivados são uma ótima fonte de cálcio para os ossos. 

Sardinha e salmão

Dois alimentos bem importantes para oferecer ômega 3, assim como cálcio e vitamina D.

Nozes e castanhas

Ótimos para comer como um lanchinho durante o dia. Nozes e castanhas em geral são ótimas fontes de cálcio e ricos em ômega 3 — é uma excelente opção para veganos que precisam repor as vitaminas. 

Vegetais verde escuro

Brócolis, couve, agrião e o famoso espinafre são super indicados para recuperar a vitamina D. 

Linhaça

Indicada para que os ossos não percam cálcio, já que ela auxilia na proteção óssea e na excreção de sódio. 

Tomate

Um alimento muito rico em minerais, ferro e fósforo. Que são essenciais para a saúde óssea. 

Comece a ingerir com frequência estes alimentos para a produção de vitamina para os ossos. São alimentos fáceis de encontrar e também de inserir na alimentação do cotidiano. 

Quer mais dicas de saúde? Então, acompanhe o nosso blog e receba inúmeras outras. Visite nosso site e conheça as opções de suplementos que podem ser excelentes auxiliares para a manutenção de sua saúde. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *