Saiba a função do ácido graxo e como obter

Saiba a função do ácido graxo e como obter

Muito se fala sobre os ácidos graxos no organismo, quais as funções e por quê ele é super importante para o bom funcionamento do corpo. De fato, ele exerce funções essenciais para a manutenção celular, porém, você sabe qual é a real função do ácido graxo? E quais são os alimentos que podem fornecê-lo?

Com isso em mente, produzimos este artigo recheado de informações fundamentais para entender o papel desse nutriente em nosso corpo, e ainda conhecer as fontes para obter o ácido graxo. Confira!

Afinal, o que é ácido graxo?

Basicamente, é um tipo de gordura essencial para o corpo. É uma espécie de combustível para as células, fornecendo energia para o bom funcionamento de todo o organismo. É um nutriente que pode ser encontrado em diversos alimentos, inclusive alimentos ricos em ômega 3, estes devem ser consumidos regularmente para a reposição dos ácidos graxos essenciais. 

Porém, como tudo que é excesso faz mal, o ácido graxo em grande quantidade no organismo pode alterar o funcionamento, atuando de forma contrária à sua principal função, podendo acumular gordura no fígado ou nas artérias. Portanto, o ácido graxo não é um vilão, mas ele pode ser se não for consumido controladamente de forma adequada. 

Quais são as funções dos ácidos graxos?

Além das funções aqui já citadas, podemos também associar o ácido graxo ao bom funcionamento do cérebro, podendo ser útil até mesmo para a memória. Já que é um tipo de gordura que fornece energia para as células, ele deve sempre ser mantido em taxas adequadas no organismo.

Quando há deficiência, pode acarretar problemas de pele, cerebrais e até mesmo visuais. Isso ocorre devido a baixa produção do ácido, o que consequentemente, causa danos para as células. 

Ah, agora uma curiosidade: sabe o período de hibernação dos ursos, que pode durar até 7 meses? O grande responsável por manter esses animais vivos é o ácido graxo que fornece a energia necessária para o corpo se manter em funcionamento. 

Quais alimentos se encontram os ácidos graxos essenciais?

É possível encontrá-los em diversos alimentos, principalmente aqueles que possuem alta concentração de ômega 3 e ômega 6. Vamos conhecer alguns deles:

Óleo de girassol
Milho
Soja
Nozes
Castanhas
Linhaça
Canola
Salmão
Atum
Bacalhau
Sardinha
Tainha
Gergelim
Chia
Vegetais verdes
Feijão
Grão de bico
Ervilha
Ovos
Camarão

Esses alimentos devem ser inseridos na alimentação diária. Uma dieta equilibrada pode trazer muitos benefícios para a sua saúde, e também reforçar a produção deste e de diversos outros nutrientes importantes para o organismo. 

Porém, é necessário associar a alimentação com atividades físicas regulares, para que o corpo faça de fato a absorção dos benefícios. Tomar sol e consumir alguns suplementos também pode ajudar na obtenção de ácidos graxos essenciais. 

Sempre procure um médico antes de começar a ingestão de qualquer medicação. O mais indicado é um medicamento fitoterápico, que tende a ser mais natural e biocompatível, porém nada substitui o acompanhamento profissional.

Legal, né? Adote novos hábitos no seu dia a dia e viva com mais saúde! Entre em nosso site e conheça diversos produtos que podem ser grandes auxiliares para uma rotina mais saudável!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *