Tratamento para ansiedade: 3 dicas para amenizar

Tratamento para ansiedade: 3 dicas para amenizar

Os transtornos de ansiedade são a forma de adoecer mental mais frequentes na população, superando o alcoolismo, vícios em narcóticos, e até mesmo a depressão, que vem sendo vista como o mau do século XXI.

A ansiedade é normal, trata-se de um estado emocional que nos prepara para enfrentar estressores do cotidiano, ou lidar com situações de perigo. É uma emoção adaptativa, que não precisa ser tratada, pois age como mecanismo de defesa do nosso organismo.

O problema ocorre quando os níveis de ansiedade se tornam desregulados, e passamos a entrar nesse estado emocional por pequenos problemas. Qualquer desafio já é motivo para temores, desregulações intestinais, insônia, ou ataques às nossas pobres unhas.

As crises de ansiedade podem ser causadas por transtornos emocionais e situações extremas de estresse. Elas também podem ser agravadas devido ao uso de entorpecentes, principalmente os estimulantes como cocaína e crack. 

De acordo com a OMS, 9,3% dos brasileiros apresentam distúrbios de ansiedade, o equivalente a 18,6 milhões de ansiosos espalhados pelo país. Só na grande São Paulo, quase 30% dos moradores apresentam sintomas dessa patologia. 

A boa notícia é que dá para amenizar os sintomas da ansiedade! Hoje trouxemos três dicas que vão te ajudar a controlar esse problema. Confira:

1.ª Dica: Delete suas redes sociais 

Pode parecer muito radical, mas o melhor remédio para a ansiedade é deletar as redes sociais. Diversos estudos apontam os malefícios desse serviço. Para pessoas normais o uso já pode ser nocivo, mas para pessoas com ansiedade é ainda pior.

Se você não consegue parar de se comparar com as outras pessoas, ou pensa que precisa trabalhar até cair em síndrome de burnout, porque alguém do seu Instagram acorda às 5 horas da manhã todos os dias, e, por isso você também deve, pare com isto imediatamente!

Cada pessoa tem seu tempo para evoluir. É claro que se pararmos de trabalhar, estudar e ficarmos olhando para o teto nada vai mudar. Mas se você já está trabalhando, estudando e dando o melhor de si, não há porque ficar se comparando com os outros.

2.ª Dica: Medite 

A meditação é uma ótima técnica para acalmar a ansiedade. Muitas vezes, vemos os problemas pelo prisma da ansiedade. Nesses casos, a ansiedade atua como uma lupa distorcida, que faz com que você veja os problemas muito maiores do que realmente são. Respirando e analisando com calma a situação, fica muito mais tranquilo lidar.

Ah, mas eu não consigo meditar!” Tudo bem, ninguém nasce sabendo. Existem meditações guiadas, criadas por equipes como a Headspace. Em 2020, Andy Puddicombe, cofundador da Headspace, e ex-monge budista disponibilizou uma série de meditações na Netflix, as quais fazem, até mesmo quem nunca tentou meditar, conseguir entrar em estado meditativo. Vale a pena tentar. 

3.ª Dica: Realize um tratamento de ansiedade natural

Antes mesmo de decidir tomar remédios controlados, os quais podem ser complicados para desmamar, posteriormente. Que tal testar um tratamento para ansiedade menos agressivo, a base de fitoterápicos e vitaminas naturais?

A Barbozão Manipulação disponibiliza uma gama de medicamentos manipulados para ansiedade. A indicação de cada um, irá variar conforme seu caso, idade e sexo. Para atendê-lo de forma mais eficaz, entre em contato diretamente conosco. Será um prazer ajudá-lo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *