Treino na academia: qual a frequência ideal para manter?

Treino na academia: qual a frequência ideal para manter?

Algumas perguntas são bem comuns para aqueles que começaram a treinar agora. Quantas vezes devo treinar na semana para ver os resultados? Posso fazer o mesmo treino vários dias seguidos? É melhor alternar? Pensando nisso, vamos lhe mostrar qual a melhor frequência de treino para você seguir.

Isso porque a frequência do treino é muito importante para ter e manter os seus resultados. Se você é uma daquelas pessoas que realiza um mês de treino na academia perfeito e sem nenhuma falta, pode ter certeza que já vai começar a sentir mais diferença, mas se logo em seguida, ficou duas semanas sem treinar, verá que a regressão também será sentida facilmente.

Entenda nosso corpo como uma verdadeira máquina que sabe quando você está ativo, preparando-se para receber mais atividade, agora se você não está ativo, ocorre o oposto. Sendo assim, você deve treinar toda semana, até mesmo se você treinar uma vez semanalmente, sentirá algum tipo de resultado, mesmo que não seja o ideal, mas sabemos como a vida está cada vez mais corrida.

Frequência ideal para manter um treino na academia

Todos os dias

Saiba que treinar diariamente não é recomendado, isso porque o seu corpo precisa de pelo menos um dia de descanso, isso serve para evitar risco de lesões e em casos piores, deixando-o longe das atividades por muito mais tempo. Agora, se você tem alguma prova específica e quer fazer isso por algum período e sempre com a supervisão de um profissional, isso pode ser uma alternativa. Mas saiba que o treino deve estar bem periodizado para isso.

5 a 6 vezes por semana

Esse é o ideal, isso porque você conseguirá dar diversos estímulos no mesmo músculo durante a semana e mesmo assim terá os dias de recuperação. Quando você treina de 5 a 6 vezes por semana, você consegue entrar em uma ótima rotina de treino, ficando cada vez mais difícil desistir. Outro detalhe bem importante é que o resultado vai aparecer muito mais rápido com essa frequência de treino, não importando o seu nível.

3 a 4 vezes na semana

Treinar de 3 a 4 vezes por semana também é uma ótima frequência. Mas que fique excelente é necessário alternar os dias do treino para que você não fique muito tempo em descanso. Um exemplo bacana é que se você for treinar 4 dias, treine dois, descanse um e treine mais dois dias, descansando mais dois. Vale para quem treina 3 vezes na semana, alterne os dias também. Treine um dia, descanse um, treine no outro e por aí vai.

1 a 2 vezes na semana

Treinar 2 vezes na semana você ainda consegue ver algum resultado, mas não pode ocorrer nenhum tipo de deslize. Treinar duas vezes é bacana para pessoas que já praticam outras atividades, como yoga e pilates.

Agora, saiba que treinar uma vez por semana não é indicado, isso porque o tempo de descanso será muito longo e não vai haver evolução, aqui você não vai conseguir realizar atividades intensas porque não tem nenhum preparo físico anterior.

Aqui na Barbozão você encontra uma variedade muito grande de produtos que vão lhe auxiliar a ter um melhor desempenho em seus treinos, desde suplementos e termogênicos para ganhar mais energia. Confira!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *